sexta-feira, 27 de novembro de 2009

O Pecado de Moisés e Arão - 27/11/09 a 28/11/09

Sexta, 27 de novembro

Opinião
Nenhuma desculpa


O povo de Israel estava sendo irrazoável novamente. Não é de admirar que Moisés e Arão, por mais pacientes que tivessem sido durante todos aqueles anos, tenham perdido a paciência. Mas Deus não diz uma palavra sobre a rebelião do povo, embora tivesse dito muito sobre isso em ocasiões passadas. Agora toda a Sua reprovação cai sobre Seus dois líderes que, num momento de paixão, falam iradamente ao povo beligerante.

Conquanto Arão tivesse um registro de liderança com algumas manchas, Moisés nunca tinha falhado para com os filhos de Israel até agora. Em todos os problemas ele havia se voltado para Deus como o verdadeiro possuidor de todos os problemas envolvidos na condução de Israel até a Terra Prometida. Quando Deus iradamente disse a Moisés: “O seu povo, o povo que você tirou do Egito”, Moisés O lembrou: “Ó Senhor, por que ficaste assim tão irado com o Teu povo, que tiraste do Egito?” (Êx 32:7, 11).

Deus deseja que Seu povo reconheça que Ele é seu líder e que Moisés é Seu servo, que está seguindo Sua direção. Moisés tinha sido fiel em reconhecer isto diante do povo. Até agora. “Será que vamos ter de fazer sair água desta rocha para vocês?” Moisés grita para a multidão e, ao fazê-lo, aceita publicamente responsabilidade pessoal pela liderança do povo (Nm 20:10).

Nesse momento de fraqueza, Moisés desfez muito de seu testemunho sobre o fato de Deus ser o proprietário e líder do povo. Se Deus não tivesse tratado rapidamente dessa falha, o povo teria achado que uma grande provocação é desculpa para o pecado. Essa era uma questão crítica que Deus tinha de tornar perfeitamente clara. Nunca há desculpa para o pecado. Se houvesse, não haveria necessidade de Cristo morrer. Humildemente, Moisés reconheceu a justiça de sua punição. Ninguém jamais poderia dizer que Deus tem favoritos. O pecado é tão terrível que mesmo um pequeno deslize na paciência tem consequências de longo alcance. Conquanto Deus tenha perdoado abundantemente Moisés e Arão, não podia desculpar o pecado deles. Que bênção o fato de que Ele prometeu nunca nos abandonar, de que Ele está sempre pronto a nos livrar do poder do mal!

Mãos à obra

1. Mapeie a rota delineada em Números 20 e 21. Calcule a distância extra percorrida porque Edom negou passagem a Israel.
2. Compare e contraste as medidas tomadas por Israel contra Edom e contra os cananeus. Por que foram medidas tão diferentes?
3. Escreva ou mande um e-mail para alguém com quem você teve uma briga, lembrando-se de que, conquanto Deus não tenha removido as consequências do comportamento de Arão e Moisés, Ele os perdoou.
4. Entreviste alguém que você considere uma coluna em sua igreja ou em sua vida. Pergunte a essa pessoa como tem lidado com a tentação e a obediência em sua própria vida.
5. Reflita em quão feliz você é por ter água e comida à sua disposição e considere o fato de que às vezes você ainda tem problemas para obedecer a Deus.

Cheryl Woolsey Des Jarlais | Ronan, EUA

Marcadores: , , ,

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial